-
Marcha do Orgulho LGBTQIAP+ de Santarém conseguirá levar exposição de fotografia com crowdfunding bem sucedido!
Depois da Câmara se recusar a apoiar a MOS no valor de 200 euros o coletivo conseguiu arrecadar esse valor através de um crowdfunding bem sucedido. O Município ficou em silêncio. A exposição “Famílias LGBTI+” da Mag Rodrigues estará em Santarém! via: MOS Santarém: Na sequência do que partilhámos nas últimas horas convosco, criamos um…
-
Documentário: Marcha Orgulho Do Porto 2023
Documentário da marcha do Orgulho do Porto em 2023 Rádio Paralelo
-
Polémica na comunidade queer+ em Guimarães
Os comunicados da Rede 8M, bem como do Movimento Guimarães LGBTQIA+ e a resposta da Humanamente, estão disponíveis no fundo deste artigo. Atualização: A Rede 8 de Março de Guimarães manifestou-se hoje, 16 de Julho, públicamente. A rede 8M “esclarece que é falso que tenhamos recebido qualquer convite para usar da palavra na Marcha LGBTQIAP+…
-
NÓS, AS MANAS SEM ABRIGO, EXISTIMOS!
Já todas sabemos que a limpeza e higiene urbana prima por investidas contínuas à nossa casa, casa permanente e única de manas e manos sem abrigo. Dizemos limpeza, mas na verdade trata-se de uma manobra violenta para esconder a pobreza.
-
Invasão: “Comunicado à Comunidade de Repúblicas e Amigues da República ROSA LUXEMBURGO”
Quem conhece a história da República Rosa Luxemburgo, sabe que esta casa é das primeiras repúblicas de mulheres da cidade de Coimbra, hoje declaradamente transfeminista e ativa na construção de espaços seguros para todes, livre de machismo, lgbtfobia, racismo, xenofobia e outras formas de violências estruturais. Para além disso, é formada maioritariamente por pessoas imigrantes…
-
18ª Marcha do Orgulho do Porto, reportagem e manifesto
O orgulho é a nossa bandeira de resistência contra um sistema opressor que tenta apagar-nos, que nos diz que precisamos de ser “curados”. Não há nada de errado em sermos quem somos. Somos pessoas valiosas, com contribuições significativas para a sociedade, e merecemos ser tratades com respeito e dignidade. Acreditamos na força coletiva para desafiar…
-
“Sobre o evento Porto Pride” de 2001 a 2012
Nota da redação: Em 2023, e depois de vários conflitos por parte do seu presidente com a Organização da Marcha do Orgulho do Porto, o Porto Pride decide fazer a sua festa nos mesmo dias que a Marcha do Orgulho do Porto. Uma decisão provocatória e propositada, com o intuito de deslocar as pessoas da…
-
Carta Aberta por Serviços Sensíveis ao Género
Apoie, Não Puna tem como objetivos: – colocar a redução de danos nas agendas políticas através do reforço da capacidade de mobilização das comunidades de pessoas que usam drogas e dos seus aliados; – abertura do diálogo com os decisores políticos; – sensibilizando os meios de comunicação social e o público.
-
Manifesto ‘Diz não ao casting transfake’
o termo TRANSFAKE descreve a ação de artistas cisgénero que participam na exclusão de trabalhadores culturais trans através da apropriação de papéis trans.
-
Denúncia colectiva contra ao casting Transfake em “Things I Know To Be True”
O transfake serve para excluir as pessoas trans do trabalho e da auto-representação, e contribui para a manutenção de estereótipos preconceituosos, ridicularização e descaracterizações prejudiciais das experiências trans.
-
Petição: Contra a invisibilidade, queremos festa no Centro da cidade do Porto
Assina: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8KUGRZ4S0Ghngxj5AlYp01xtp5379E5eZufQIpRmrdMRi0g/viewform Petição – Contra a invisibilidade, queremos festa no Centro da cidade Este ano a MOP celebra 18 anos. A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto é composta por vinte e um coletivos e associações da cidade que trabalham voluntariamente na luta contra a discriminação da comunidade LGBTQIA+ no nosso país. A Câmara Municipal do…
-
Évora Pride chegou para ficar: “Ninguém larga a mão de ninguém”,
A 15 de Junho, um dia antes da Marcha, houve um ataque de Ódio contra uma exposição organizada pela Évora Pride. Três homens destruíram a exposição e fizeram um refém, que ameaçaram de morte. No entanto, o Pride foi celebrado por mais de 350 pessoas nas ruas, pela primeira vez em Évora. “Ninguém larga a…
-
Be Queer, do Crime! Comunicado do Bloco Autónomo da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Lisboa
Somos um grupo de pessoas e coletivos autónomos que querem recuperar o sentido político e combativo da Marcha do Orgulho, unir forças e reivindicar o nosso espaço. Estamos cansades do clima vigente nas últimas marchas e manifestações, onde a nossa identidade é cada vez mais comercializada e a linguagem comodificadora e apaziguadora. Não queremos ser…
-
Cartas de Moira Millán e do Coletivo de Vítimas de Boaventura S.S.
Carta pública de Moira Millán a Boaventura Sousa Santos. 10 de Junio del 2023, desde Puelwillimapu, Patagonia. Debido a que sigo recibiendo sus ataques y no demuestra arrepentimiento por sus despreciables actos, expreso aquí mi lectura de los documentos que usted ha hecho circular.Respecto a los mails, el primero demuestra en principio la confianza que…
-
Carta Aberta: Num regime apartheid não há espaço para os direitos LGBTQI+
Foi com indignação que vimos o anúncio de uma “Israeli Party” no mítico Finalmente Club, no próximo dia 7 de junho. Israel continua a impôr um regime de apartheid e de limpeza étnica sobre o povo palestiniano. Em nosso nome, não toleraremos nenhum tipo de pinkwashing a um estado genocida.
-
Comunicado: BFA sobre os acontecimentos da marcha LGBTQIAP+ de Braga
No seguimento da XI Marcha pelos Direitos das Pessoas LGBTQIAP+ de Braga, o Braga Fora do Armário, colectivo organizador da marcha, achou imperativo prosseguir com este comunicado. Sem escolta policial, numa cidade onde o sentimento homofóbico e LGBT-fóbico é tão presente, com crianças e pessoas com diferentes diversidades funcionais (incluindo pessoas utilizadoras de cadeiras de…
-
PSD grita “sedição”, mas Há Vida no Quartel!
A Assembleia Municipal de Lisboa quer despejar o Quartel onde milhares de pessoas têm encontrado uma casa temporária para tornar o mundo um pouco melhor. O imóvel foi vendido por 42 milhões de euros e a câmara persegue agora as mais de 140 ativistas, artistas, cidadãs e comunidades marginalizadas que dinamizam o lugar por uma…
-
Feminist No Borders Summer School
Companheiras, Vimos pedir o vosso apoio e ampla divulgação nas vossas redes de coletivos e de pessoas afins para a Feminist No Borders Summer School que se vai realizar em Lisboa (e também em Atenas, Berlim, Nova Delhi, Novi Sad e Palermo), pois iremos receber várias companheiras durante o evento entre 14 e 18 de…
-
Todas Sabemos
Sexual Misconduct in Academia: Informing an Ethics of Care in the University https://annas-archive.org/md5/f4119bb3798a7a9f60023ba57cc86e5f Routledge, Interdisciplinary Research in Gender, 2023 Erin Pritchard, Delyth Edwards This book is about experiences of sexual misconduct in the everyday spaces of academia and what and how we can learn from these experiences to inform an ethics of care in the…
-
Marcha da Visibilidade Trans no Porto
Dia 31 de Março, dia da Visibilidade Trans, às 18h partiremos da Praça dos Poveiros e iremos para as ruas do Porto marchar naquela que será a 1ª manifestação nesta cidade por uma existência digna para pessoas trans, não-bináries e todas as pessoas que lutam pelo fim da discriminação e libertação de minorias de género!…
-
8 Março: Marcha Internacional Feminista
Estivemos nas manifestações 8M de Lisboa e de Braga. MULHERES EM UNIÃOFAZEM A REVOLUÇÃO! https://archive.org/details/8m-braga-discursos-manifesto Manifesto: A violência doméstica, a violência sexual, a violência obstétrica, o assédio no espaço público e em contexto laboral, o sistema de justiça machista, a transfobia, o tráfico de meninas e mulheres, a negação dos direitos sexuais e reprodutivos, o…
-
Pinturas naz*s apagadas em Braga
Depois de pintadas nazis numa escola em Braga, companheirxs antifascistas limparam os Hieróglifos de trogloditas nazis. Libertá! Viva a inclusividade, abaixo a perseguição e o ódio. #alertaAntifascista #braga #inclusividade #lgbt #amor
-
Vigília por Gisberta Salce no Porto
Vigília e homenagem no Porto a Gisberta Salce mulher trans, brasileira, que enfrentava o HIV, o preconceito e a solidão, no dia 22 de Fevereiro de 2023. Foi brutalmente torturada, violada e assassinada à 17 anos atrás, por um grupo de 14 adolescentes, num ataque motivado por transfobia. Este assassinato evidenciou o preconceito, a marginalização,…
-
Jessica Beasley – Conversa
Falámos com a Jessica Beasley sobre história, representação, filosofia entre outras associações livres. Uma conversa longa através dos oceano para refletir sobre passados históricos, possíveis aberturas para o futuro e o presente do pensamento em Portugal e nos EUA.
-
Djam e as novas mitologias
Djam visita a Matéria Prima para falar de novos começos. Como podemos pensar o mundo na sua multiplicidade, nas suas pluralidades? Como podemos imaginar novos começos, novas formas, novas mitologias? Como podemos pensar o mundo pós colonial? Qual o trabalho dxs artistas na criação de novas prespectivas? E como aprender a amar de novo? Djam…
-
Manuella Bezerra de Melo apresenta “V̶O̶L̶T̶A̶ PRA TUA TERRA”
Manuella visita o programa para apresentar “V̶O̶L̶T̶A̶ PRA TUA TERRA: Uma antologia antirracista/antifascista de poetas estrangeirxs em Portugal” da qual é organizadora e curadora. Falámos de anti-racismo, ocupação espaços, vozes e silenciamentos, territórialidades, doçura, violências e linguagem/ compreensão, para compreender melhor o âmbito da Antologia, que reúne 49 poetas estrangeirxs em Portugal. Segundo o prefácio…
-
Marta Calejo e as Mulheres
Para celebrar o dia 8 de Março, Marta Calejo junta-se à Matéria Prima para uma hora de conversa sobre os feminismos. Falamos de activismo, interseccionalidade, sobre o que é ser feminista e como podemos participar e criar novos mundos feministas, democráticos e anti-capitalistas. Quais as alternativas ao “velho regime” machista? Que novos caminhos podemos traçar?…






























