Rede de Contra Informação

Notícias de comunidades em resistência

Marta Calejo e as Mulheres

Para celebrar o dia 8 de Março, Marta Calejo junta-se à Matéria Prima para uma hora de conversa sobre os feminismos. Falamos de activismo, interseccionalidade, sobre o que é ser feminista e como podemos participar e criar novos mundos feministas, democráticos e anti-capitalistas. Quais as alternativas ao “velho regime” machista? Que novos caminhos podemos traçar? Quem nos pode ajudar?

No próximo dia 8 de Março celebra-se o Dia Internacional das Mulheres.

Esta data (e o movimento) inciados em 1909, em Nova Yorke, e proposto em 1910 na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, como um “dia especial das mulheres”, foi popularizado desde a Revolução Russa, e é hoje celebrado em todo o Planeta, 112 anos depois. Mulheres como Clara Zetkin e Alexandra Kollontai foram nomes importantes desta luta. Em 1938, Dolores Ibárruri liderou a marcha das mulheres de 8 de março, em Madrid, durante a guerra civil espanhola. Foi Dolores quem cunhou o termo “No Passarán”, termo que é até hoje, o símbolo da luta contra o fascismo. 

Marta Calejo é Activista, Designer e Pintora. Trabalha com a UMAR (União Mulheres Alternativa e Resposta) e a Rede Internacional Feminista, e participou no projecto Feminismos Sobre Rodas. É também artista experimental, tendo realizado o projecto “Drawing as cartographer of everyday life spaces“, onde cartografou os movimentos dentro da sua casa, criando uma “hiper narrativa do dia-a-dia dentro de casa”. As suas pinturas podem também ser vistas nas ruas de Braga, como o caso da pintura “A Liberdade é Uma Luta Constante”, na freguesia de São Vicente, que inspirou o desenho deste podcast.


 

, ,