Rede de Contra Informação

Notícias de comunidades em resistência

Marcha contra o ecocídio no Monte de Santa Catarina: entrevista com associação “Famalicão em Transição”

Entrevista com Gil Pereira da associação Famalicão em Transição:

A Associação Famalicão em Transição convocou uma marcha hoje em defesa do Monte de Santa Catarina, onde um foi feito um abate de 60 hectares de sobreiros e carvalhos, promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, para uma central fotovoltaica. A destruição desta floresta tem sido apelidada por famalicenses de crime ambiental do século, como refere o “Notícias de Famalicão”.

O Monte de Santa Catarina é importante cultural e ambientalmente porque está ao lado de Famalicão, é uma das principais áreas verdes no conselho. Ocupa um espaço com a mesma dimensão que o centro da cidade, num concelho com quarenta por cento de impermeabilização do solo.

O caso veio a público apenas quando ocorreu o abate das árvores. Antes disso, a discussão deu-se nas sombras do município, com a declaração do projecto como de “Interesse Público Municipal”.

A associação escreveu uma carta aberta, comunicados e enviou questões ao município. O município não deu resposta nem facilitou os documentos pedidos à associação.

Hoje há uma manifestação no Monte de Santa Catarina às 15h, para proteger o que resta do monte, recuperar os danos causados e proteger as áreas de sobreiro com maior importância ecológica, apenas 2% do espaço a destruir pelo projecto, que causou a perda de 80ha de solo fértil. O projecto apenas cobrirá 0.001% das necessidades energéticas do concelho.

Na chamada à marcha de hoje a associação defende que “a transição energética deve acontecer, mas não com o sacrifício ambiental e ecológico do que mais devemos preservar, porque já é escasso e é a garantia de um futuro sustentável, que são as áreas verdes, as árvores, o solo fértil, os ecossistemas naturais e a biodiversidade.” A associação defende um modelo descentralizado de produção energética renovável, usando os cobertos de edifícios já existentes, e não a destruição de solos férteis.

Hoje a associação lança uma petição à assembleia municipal para a criação de um parque florestal no Monte de Santa Catarina.


Entrevista em áudio:
https://archive.org/download/marcha-monte-santa-catarina/Gil2%20.ogg

Site da associação:
https://famalicaomelhor.blogspot.com/


Rede de Contra Informação, para as redes livres e autónomas.
https://rcinfo.noblogs.org/6437

#famalicão #ecocídio #transiçãojusta

, , ,