Habitação


  • Despejo de família no Porto adiado por 30 dias

    Despejo de família no Porto adiado por 30 dias

    A Habitação Hoje denunciou a semana passada um despejo iminente de um casal com quatro filhos no Porto. Na sexta feira, na presença da comunicação social e dos vizinhos, o despejo foi adiado por 30 dias. “Hoje o despejo de um casal com quatro filhos de uma casa do IHRU foi adiado 30 dias graças…

  • Lojistas e músicos estão a ser retirados do centro comercial Stop

    Lojistas e músicos estão a ser retirados do centro comercial Stop

    Via: Jornal de Notícias Mais de cem lojistas e músicos estão a ser retirados do Centro Comercial Stop, no Porto, nesta terça-feira de manhã. Entre os espaços a serem encerrados estão estúdios, lojas e cafés, cujos ocupantes dizem não terem sido avisados da operação, que conta com a participação da PSP. No total, há 126…

  • Câmara Municipal de Lisboa acusada de “varrer os sem-abrigo para debaixo do tapete” antes da visita do Papa

    Câmara Municipal de Lisboa acusada de “varrer os sem-abrigo para debaixo do tapete” antes da visita do Papa

    Eles (Câmara Municipal) estão a varrer os sem-abrigo para debaixo do tapete”, disse Moreira, que tem uma saúde frágil. “É isso que nos estão a fazer – estão a esconder-nos.”

  • Manifesto Barreirense pelo Direito à Habitação

    Manifesto Barreirense pelo Direito à Habitação

    Queremos uma cidade que contemple os valores sociais em detrimento dos valores meramente financeiros. Uma cidade acessível, diversa e densa com forte componente ecológica e baseada em valores humanos. 

  • As camaradas voluntárias da Seara foram todas absolvidas!

    As camaradas voluntárias da Seara foram todas absolvidas!

    s camaradas voluntárias da Seara foram todas absolvidas! O crime de usurpação de coisa imóvel não foi provado. O recurso pode ser apresentado até meados de setembro por isso aguardamos tranquilamente, mas já contentes com a primeira vitória!

  • Casas Para Viver!

    Casas Para Viver!

    Reivindicações por um programa político que resolva efectivamente a crise da habitação Concentração – Dia 22 de Junho às 18h no Largo de Camões (Lisboa)      O programa + Habitação não resolve nenhum dos problemas de quem vive e trabalha em Portugal. Ao invés, este programa acentua a tendência de especulação, colocando os contribuintes…

  • EM DEFESA DA RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL E DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL

    EM DEFESA DA RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL E DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL

    Petição: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=EMDEFESADA-RAN-E-REN As Associações aqui representadas:Associação Evoluir OeirasANP|WWF Associação Natureza PortugalCampo AbertoFAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da BiodiversidadeSOS Quinta dos InglesesLPN Liga para a Proteção da NaturezaGEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e AmbienteQUERCUS – Associação Nacional de Conservação da NaturezaZERO – Associação Sistema Terrestre SustentávelSPEA – Sociedade Portuguesa para…

  • Por um novo espaço para o Centro de Cultura Libertária!

    Por um novo espaço para o Centro de Cultura Libertária!

    Por um novo espaço para o Centro de Cultura Libertária! O espaço que o Centro de Cultura Libertária ocupa e arrenda há quase 50 anos está novamente em perigo. A contínua pressão exercida pela gentrificação e pelo mercado imobiliário que tantas pessoas e associações tem despejado e forçado a sair do centro das cidades atinge-nos…

  • PSD grita “sedição”, mas Há Vida no Quartel!

    PSD grita “sedição”, mas Há Vida no Quartel!

    A Assembleia Municipal de Lisboa quer despejar o Quartel onde milhares de pessoas têm encontrado uma casa temporária para tornar o mundo um pouco melhor. O imóvel foi vendido por 42 milhões de euros e a câmara persegue agora as mais de 140 ativistas, artistas, cidadãs e comunidades marginalizadas que dinamizam o lugar por uma…

  • 30 Anos do PER: Não temos nada a celebrar. Justiça e Reparações já

    30 Anos do PER: Não temos nada a celebrar. Justiça e Reparações já

    Carta aberta dos moradores e moradoras dos bairros de Santa Filomena, Estrela D’África e de 6 Maio (Amadora, Lisboa), @osdespejadosdoper: Temos ainda na nossa memória o calor das nossas casas, perto umas das outras, nos bairros de Santa Filomena, Estrela d’África e 6 de Maio, destruídos no âmbito do Programa Especial de Realojamento, pela Câmara…

  • Comunicado sobre os 15 moradores desalojados depois do acidente no prédio sito na rua 31 de Janeiro, nº55/575 de Maio

    Comunicado sobre os 15 moradores desalojados depois do acidente no prédio sito na rua 31 de Janeiro, nº55/575 de Maio

     Passadas 8 noites após a derrocada do prédio nº55/57 da rua 31 de Janeiro, no centro do Porto, as 15 pessoas desalojadas continuam sem resposta permanente da parte da Câmara Municipal do Porto (CMP) ou da Segurança Social (SS). Sem ainda poder contar com qualquer tipo de responsabilização consequente por parte das entidades públicas, comunicamos…

  • “Guerra às drogas” no Porto ameaça deixar habitantes dos bairros sem casas

    “Guerra às drogas” no Porto ameaça deixar habitantes dos bairros sem casas

    “Rui Moreira, presta atenção, a tua casa vai virar Okupação!” Rui Moreira o presidente do Porto Morto, está a participar numa guerra às drogas ao estilo Filipino. A polícia tem ordenado dezenas de intervenções nos bairros do Porto, com destaque recente para o bairro da Pasteleira. O presidente quer criminalizar o consumo de droga nas…

  • Despejos ilegais numa ilha em Ramalde (Porto)

    Despejos ilegais numa ilha em Ramalde (Porto)

    A Habitação Hoje denuncia que catorze moradores numa ilha em Ramalde no Porto estão “em ameaça de despejo iminente através de demolições”. O vídeo partilhado pela Habitação Hoje denuncia que “as pessoas vivem em condições desumanas, sem luz e sem as condições minimas de salubridade neste local. Apesar da situação precária, e da necessidade urgente…

  • Casas Para Viver – Braga

    Num contexto nacional em que há perto de 730 mil casas vazias (80 por cada pessoa sem-abrigo), a maior parte sem estar nem no mercado de venda nem de arrendamento, em que há 2 milhões de pessoas em situação de pobreza, a habitação continua a ser olhada…

  • Queremos Casas Para Viver! Manifestações a 1 de Abril

    Queremos Casas Para Viver! Manifestações a 1 de Abril

    Manifestações pelo Direito à Habitação, em 6 cidades a 1 de Abril. Num contexto nacional em que há perto de 730 mil casas vazias (80 por cada pessoa sem-abrigo), a maior parte sem estar nem no mercado de venda nem de arrendamento, em que há 2 milhões de pessoas em situação de pobreza, a habitação…

  • CSO A Insubmissa: Entrevista no espaço MUSAS

    CSO A Insubmissa: Entrevista no espaço MUSAS

    Entrevista com duas pessoas do CSO A Insubmissa, na Galiza. A Insubmissa foi ocupada durante um ano e meio, e foi despejada violentamente em 2018. As pessoas enfrentaram um processo em Tribunal, do qual nos falam na entrevista, feita no evento solidário Tatoo Circus no Espaço Musas. INDYMEDIA.PT ENTREVISTA: Estamos aqui no espaço Musas com…

  • “Ministério dos Despejos” : Moradores exigem fim dos despejos.

    “Ministério dos Despejos” : Moradores exigem fim dos despejos.

    Acção pela habitação: Moradores manifestam-se agora em frente ao “ministério dos despejos”. Moradores dos bairros da Talude e 2°Torrão, entre outros, concentram-se no ministério da habitação, para exigir o fim dos despejos. Video da PTREVOLUTIONTV:https://fb.watch/jeN5V_gRMM/ A pessoas fazem parte dos bairros do Talude (em Loures) e 2º Torrão (em Almada), bairros que nos últimos meses…

  • Atualização sobre as vidas das pessoas cujas casas foram demolidas no bairro do Talude

    Atualização sobre as vidas das pessoas cujas casas foram demolidas no bairro do Talude A CM de Loures, perante uma chuva copiosa, arrasou as casas de 7 famílias, incluindo várias mulheres sozinhas, algumas com crianças e bebés, uma grávida doente do co…

  • Barreiras anti sem abrigo derrubadas em Lisboa

    Barreiras anti sem abrigo derrubadas em Lisboa

    Aos que remediavam a falta de casa nos canteiros ao redor da igreja dos Anjos, a Junta de Freguesia respondeu com gradeamento. À boca da Avenida Almirante Reis, na qual dezenas de pessoas, ora em tendas ora em cobertores estendidos, encontram forma de dormir, o gradeamento define inequivocamente as zonas da cidade que nos estão…

  • Comunicado Associação Renovar a Mouraria sobre o incêndio deflagrado na Rua do Terreirinho

    Comunicado Associação Renovar a Mouraria sobre o incêndio deflagrado na Rua do Terreirinho

    Morreram 2 pessoas e 14 ficaram feridas em incêndio na Mouraria. O incêndio na Mouraria que expôs a falta de direitos de pessoas imigrantes em Portugal A Associação Renovar a Mouraria vem lamentar as mortes e feridos ocorridos no incêndio do passado sábado dia 4, no nosso bairro, assim como o pânico vivido por toda…

  • Sem Chave Não Saio! Resistência no 2º Torrão

    Sem chave não saio, noticia do Jornal Mapa https://www.jornalmapa.pt/2022/12/15/sem-cha ve-nao-saio/ Resistência auto-organizada no bairro do 2º Torrão responde ao primeiro passo do anunciado «princípio do fim» do histórico bairro da Trafaria, em Almad…

  • Maiti, sobre el barrio ocupado de Errekaleor

    Maiti, sobre el barrio ocupado de Errekaleor

    Maiti habla sobre sus experiencias en el barrio ocupado de Errekaleor, conocido como Errekaleor Bizirik, en el pais Vasco. El barrio existe desde 1950’s, destinado a trabajadoras en la época de expansion industrial. Progressivamente fue sendo abandonado por la ciudad e incluso objecto de planes de demolicion. Ocupado desde 2013, por un grupo de estudiantes…

  • Anthi Papadimatou: other forms of life

    Anthi Papadimatou: other forms of life

      Anthi speaks about refugee camps, escapism, new forms of life, recognizing and creating new environments, reforesting, creating healthier environments, embracing and recognizing the other, who comes to us for help in times of unrest. We talk about changing paradigms and ways of thinking, to not be part of the problems anymore, but try to…