Rede de Contra Informação

Notícias de comunidades em resistência

Desejos Compulsivos: A Extração do Lítio e as Montanhas Rebeldes

Entrevista durante a abertura da exposição.

Desejos Compulsivos — A Extração do Lítio e as Montanhas Rebeldes aborda a problemática existente entre extrativismo e exaustão, produtividade e burn-out, atravessando diferentes escalas. Com curadoria de Marina Otero Verzier, a exposição toma como ponto de partida os planos de extração de lítio em curso no Norte de Portugal e as lutas suportadas pelas comunidades locais, pelas suas vidas e direitos. Batalhas que enfatizam, no que tem sido descrito como “colonialismo verde”, o desenvolvimento do “futuro da bioenergia”, envolvem demasiadas vezes a expropriação de comunidades e a degradação de ecossistemas.

Desejos Compulsivos – Conversa com Cheila Colaço Rodrigues, G.I.T. — Grupo de Investigação Territorial e Marina Otero Verzier

No dia de abertura foi exibido o filme Montanha Invertida, presente na exposição, seguida de um debate aberto à participação sobre os efeitos dos projetos de mineração previstos para o Norte de Portugal. 

Moderada pela curadora Marina Otero Verzier, contou com a presença de Cheila Colaço Rodrigues, em representação da associação XR e Minas Não e o coletivo  G.I.T. — Grupo de Investigação Territorial, responsável pela produção do filme. 

As lutas fazem-se na galeria do porto também! ✊ incrível a diversidade e a qualidade artística da exposição contra a destruição da vida. Até 29 de Maio no Porto. “Morto?”

https://www.galeriamunicipaldoporto.pt/pt/programas/das-exposicoes/desejos-compulsivos/

,