-
Violência Policial e securitária num supermercado de Cedofeita, Porto
Primeiro testemunho Estou numa esquadra de Cedofeita, no Porto. Caso haja algum advogado que me possa dar mais dicas sobre isto, agradecemos. Uma história num Pingo Doce de Cedofeita. Um homem, só por acaso negro, foi agarrado com modos, completamente brutos, pelo segurança da loja que queria a mochila dele porque tinha roubado alguma coisa,…
-
Terror e Miséria nas Prisões em Portugal
«Até sem caneta estamos aqui na cantina há quase um mês não tem caneta pra vender, não temos o que fazer, já reclamamos e dizem que caneta é uma arma em nossas mãos, pois mandamos cartas protestando nossos direitos.»
-
Justiça para Nahel: As Origens da rebelião na França
O seguinte texto foi enviado por camaradas franceses no terceiro dia de tumultos após o assassinato do adolescente Nahel Merzouk pela polícia francesa na cidade de Nanterre, um subúrbio de Paris. Ele fornece uma análise da situação e uma visão geral da luta contra a brutalidade policial na França, iniciada na década de 1970.
-
Câmara Municipal de Lisboa não quer Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas
Em 2017, a proposta de criação de um Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas foi uma das vencedoras do Orçamento Participativo de Lisboa desse ano. Cinco anos e meio depois, esta proposta da sociedade civil, apresentada pela Djass – Associação de Afrodescendentes, ainda não foi construída e os obstáculos à sua concretização permanecem.
-
Carta de denúncia: “A arte deve abrir portas, não fechá-las”
Carta de denúncia sobre a censura da obra “Adoçar a Alma para o Inferno III” presente na exposição “Vento(A)Mar”, dos artistas Dori Nigro e Paulo Pinto, no contexto da Bienal de Fotografia do Porto
-
O ensurdecedor silêncio sobre a violência policial
COMUNICADO: SOS RACISMO De acordo com a queixa que foi remetida ao SOS Racismo, Rubens Gabriel Prates, cidadão brasileiro, negro, a viver em Portugal, foi barbaramente agredido por elementos da PSP no passado dia 17 de novembro de 2022, tendo-nos sido reportados os factos seguintes: 1. No referido dia 17 de novembro de 2022, pelas…
-
Cartas de Moira Millán e do Coletivo de Vítimas de Boaventura S.S.
Carta pública de Moira Millán a Boaventura Sousa Santos. 10 de Junio del 2023, desde Puelwillimapu, Patagonia. Debido a que sigo recibiendo sus ataques y no demuestra arrepentimiento por sus despreciables actos, expreso aquí mi lectura de los documentos que usted ha hecho circular.Respecto a los mails, el primero demuestra en principio la confianza que…
-
10 de Junho – Dia de luta anti-racista em Lisboa
No próximo dia 10 de Junho irá realizar-se uma acção de luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal. A acção terá lugar em Lisboa, na Rua Garrett, n.º 19, às 11h e seguirá em desfile até à Praça Luís de Camões, onde terminará esta acção.
-
“Quando há discriminação racial, não há democracia” Entrevista com Mamadou Ba
No dia 1 de maio entrevistamos Mamadou Ba, importante ativista anti-racista sobre o Julgamento no qual este é acusado pelo Neo-Nazi Mário Machado de “difamação”. “Eu acho que este processo como todos os outros em que estou envolvido, não tem a ver comigo pessoalmente, mas tem a ver apenas com aquilo que eu represento no…
-
13 e 14 DE MAIO: ACÇÕES DE REPÚDIO CONTRA O ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIRIGENTES DA EXTREMA-DIREITA!
Dias 13 e 14 de Maio, Lisboa será palco de um vergonhoso encontro internacional entre dirigentes da extrema-direita. O evento, organizado pelo Chega, é mais uma tentativa de André Ventura de se fortalecer politicamente e de estreitar os seus laços com os dirigentes reacionários do resto do mundo.
-
Contra a agressão fascista, unidade popular !
A Uniâo Antifascista Portuguesa, representante em Portugal da internacional antifascista “Alternative International Movement”, bem por este meio comunicar a sua adesão ao “Ato em apoio a Lula. Democracia sempre, fascismo nunca mais !”, convocado pelo Núcleo do PT – Lisboa. As últimas semanas viram aparecer um debate bastante agressivo entre as forças fascizantes portuguesas, levadas…
-
Cláudia Simões: “Criminalizar Vidas Negras para Absolver o Sistema”
O Afrolink noticiou que a 25 de Janeiro, três anos depois de Cláudia Simões ser violentamente agredida por Carlos Canha, um agente da PSP, “o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu pronunciar Cláudia Simões pela prática de um crime de ofensa à integridade física qualificada”, apesar das conclusões anteriores do Ministério Público. Cláudia Simões não…
-
Atualização sobre as vidas das pessoas cujas casas foram demolidas no bairro do Talude
Atualização sobre as vidas das pessoas cujas casas foram demolidas no bairro do Talude A CM de Loures, perante uma chuva copiosa, arrasou as casas de 7 famílias, incluindo várias mulheres sozinhas, algumas com crianças e bebés, uma grávida doente do co…
-
Justiça e Verdade Para Oussama Ben Rebha
Janeiro, 2023 https://rcinfo.noblogs.org/7095 28 de Janeiro – Manifestação em Padova Oussama Ben Rebha, tunisino de 23 anos, foi morto durante uma operação pela polícia. O controlo selectivo e racial na sociedade em geral é um dado de facto que ninguém…
-
Djam e as novas mitologias
Djam visita a Matéria Prima para falar de novos começos. Como podemos pensar o mundo na sua multiplicidade, nas suas pluralidades? Como podemos imaginar novos começos, novas formas, novas mitologias? Como podemos pensar o mundo pós colonial? Qual o trabalho dxs artistas na criação de novas prespectivas? E como aprender a amar de novo? Djam…
-
Manuella Bezerra de Melo apresenta “V̶O̶L̶T̶A̶ PRA TUA TERRA”
Manuella visita o programa para apresentar “V̶O̶L̶T̶A̶ PRA TUA TERRA: Uma antologia antirracista/antifascista de poetas estrangeirxs em Portugal” da qual é organizadora e curadora. Falámos de anti-racismo, ocupação espaços, vozes e silenciamentos, territórialidades, doçura, violências e linguagem/ compreensão, para compreender melhor o âmbito da Antologia, que reúne 49 poetas estrangeirxs em Portugal. Segundo o prefácio…
















