Rede de Contra Informação

Notícias de comunidades em resistência

Abaixo Asssinado em Defesa dos Músicos do CC STOP, do Porto, da Cultura e da Transparência no Processo Urbanístico

Assina já: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT117519

Vimos por este meio expressar a nossa profunda preocupação para com a ameaça iminente de evacuação dos músicos do Centro Comercial STOP. Reconhecemos o inestimável valor desses agentes para a riqueza cultural de nossa cidade e do nosso país.

Os músicos do Porto não são apenas intérpretes e compositores talentosos, são também guardiões da nossa herança musical e geradores de nova expressão artística. Eles enriquecem a sociedade de maneiras que não podem ser subestimadas. O Centro Comercial STOP tem sido um farol de criatividade e inovação musical, servindo como um espaço vital para ensaios, colaborações e performances que ressoam nas nossas almas e corações.

Pelo que não podemos ignorar as ameaças sobre o seu encerramento, nem as preocupação de que o processo urbanístico relacionado com essa ameaça de evacuação carece de maior transparência e parece estar viciado por interesses alheios à preservação da cultura e da herança musical. Todo e qualquer processo deve ser sempre caracterizado por tomadas de decisões abertas, equitativas e informadas, que incluam todas as partes interessadas no âmbito devido.

Apelamos à Câmara Municipal do Porto para reavaliar sua posição e a considerar as suas ações e que reconheça valor inestimável dos músicos e do Centro Comercial STOP para a cultura da cidade. Pedimos, ainda, transparência e imparcialidade sobre o processo urbanístico em questão, para garantirmos que ele é guiado por princípios de integridade, equidade e justiça.

O Porto merece um futuro onde a cultura e a transparência possam florescer em conjunto, onde o património musical é protegido e onde a voz dos cidadãos, e os seus espaços de cidadania sejam respeitados.

Assinamos este abaixo-assinado como um testemunho de nosso apoio aos músicos do Porto, à cultura e à necessidade de um processo urbanístico mais transparente, responsável e justo.