Transmissão ao vivo de rádio
https://anarchy2023.org/en/radio
Haverá uma transmissão autónoma de rádio durante todo o evento. Isso permitir-nos-á abranger várias partes de todo o festival de forma soberana. O mesmo grupo de trabalho tem como objetivo configurar a gravação de áudio e/ou vídeo das diferentes oficinas, possibilitando a todos os que não possam estar presentes fisicamente ouvir/ver as gravações. Tanto a transmissão ao vivo como a gravação estarão sempre sujeitas ao acordo das pessoas que apresentam e conduzem uma determinada oficina.
Também temos como objetivo criar uma rede de internet fiável durante todo o evento para que todos possam ligar-se à internet sem custos adicionais. Se tiver habilidades técnicas ou equipamentos que possam ajudar com isso, por favor, entre em contacto. Se puder apoiar o nosso grupo de trabalho ou tiver alguma questão, escreva para radio@anarchy2023.org.
Por ocasião do 150º aniversário do primeiro encontro internacional anti-autoritário, estão a ser preparados encontros internacionais nas montanhas de Jura, na Suíça. Estes terão lugar de 19 a 23 de julho de 2023, com uma extensão de alguns dias para permitir tempo e espaço para encontros espontâneos. Fazemos este apelo para esclarecer o papel destes encontros, ou seja, as nossas motivações concretas, bem como a forma como pretendemos organizá-los.
Num mundo que parece estar cada vez mais a neutralizar o protesto radical – entre repressão, cooptação e controlo – parece necessário encontrarmo-nos fisicamente, como anarquistas. Para refletir coletivamente sobre as questões que nos importam, especialmente sobre as evoluções políticas e sociais dos últimos anos, e continuar a aprofundar as críticas que nos emancipam. Para conhecer melhor as lutas concretas que estão a ocorrer em todo o lado, contadas por aqueles que as lideram. Para formar novas esperanças para o futuro. Para construir laços fortes entre diferentes grupos e indivíduos anti-autoritários, fortalecendo a solidariedade entre lutas além-fronteiras. E para fazer com que novas pessoas queiram juntar-se a elas.
De facto, queremos acima de tudo falar sobre lutas vivas. Não se trata de comemorar um evento histórico, o que seria sem sentido se não estivesse relacionado com a vida diária de pessoas vivas, com uma tensão combativa real contra o Estado e outras formas de dominação.
Estes encontros serão, portanto, uma oportunidade de partilhar experiências, discutir estratégias e dar a conhecer as vossas lutas locais. Sejam elas feministas, ambientalistas, anti-tecnologia, anti-prisões, anti-fronteiras, anti-fascistas, anti-capitalistas, anti-racistas e anti-militaristas… O que nos une é a visão anti-autoritária.
Estes encontros serão aquilo que vocês fizerem deles. As atividades são organizadas de forma horizontal e descentralizada. Isto é possível graças a um grande quadro de informações que pode ser preenchido manualmente no local e também a uma ferramenta online participativa que encontrarão em organize.anarchy2023.org. Basta adicionar a vossa proposta de atividade à agenda agora. A agenda poderá ser editada durante os encontros. Um grande edifício será dedicado a atividades espontâneas e será autogerido.
Durante estes quatro dias, encontrarão reuniões para grupos com as mesmas prioridades (como feminismo, saúde autónoma, por exemplo), oficinas práticas, discussões e apresentações numerosas e variadas. Como podem ver, não haverá conferências oficiais, ou seja, organizadas pelo comité organizador. Haverá também grupos a oferecer exibições de filmes, uma feira do livro e uma rádio anarquista. Para as crianças, informamos que haverá um grupo misto a providenciar um espaço de creche todos os dias. Outro grupo disponibilizará uma área de campismo com um espaço separado para mulheres, pessoas transgénero e não-binárias. Outros grupos irão organizar exposições, concertos, danças, etc. Aliás: precisaremos de muitos voluntários no local, podem inscrever-se antecipadamente ou quando chegarem!
Mais informações em anarchy2023.org (o site é atualizado regularmente).
Por fim, estamos cientes de que a organização de um evento internacional deste tipo, na Suíça, no país mais caro do planeta, envolve dificuldades financeiras e problemas para obter vistos. Para facilitar o acesso, iremos criar uma plataforma de boleias. A maior parte do evento será gratuita ou “pague o que puder”, seja no campismo, nas refeições organizadas por grupos de culinária internacional ou nos concertos. E não hesitem em entrar em contacto connosco por e-mail em info@anarchy2023.org se tiverem dificuldades em obter um visto.
Viva a anarquia e até breve!
Consultem também o nosso apelo original para co-organizar o encontro. Sigam Anarquia 2023 nas redes sociais!
No Mastodon: @anarchy2023@todon.eu https://todon.eu/@anarchy2023 Esta será a nossa presença principal nas redes sociais. Se ainda não estiverem no Mastodon, comecem por aqui: https://joinmastodon.org
No Telegram: https://t.me/anarchy2023
No Twitter: https://twitter.com/anarchy2023
No Facebook, o evento pode ser encontrado em: https://www.facebook.com/events/559517672149734
Podem contactar-nos por e-mail através do endereço: info@anarchy2023.org